Lançado em fevereiro de 2018, o Programa de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos (Proafri) é uma iniciativa do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique (MCTESTP), e com o apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DCE/MRE) e da Embaixada do Brasil em Moçambique.
O Programa tem como objetivo apoiar o Plano Estratégico do Ensino Superior de Moçambique em sua meta de expansão do acesso e melhoria da qualidade do ensino universitário no país. Para isso, o Programa oferece formação de pós-graduação stricto sensu para docentes de educação superior de universidades de Moçambique, por meio da concessão de bolsas acadêmicas ofertadas por universidades brasileiras associadas ao GCUB, para cursos de Mestrado e Doutorado recomendados pelo Ministério da Educação do Brasil.
A UFOP recebeu 4 estudantes por meio do programa PROAFRI entre os anos de 2018 e 2021. O idioma dos cursos é o português, e a oferta de disciplinas e atividades acadêmicas em outros idiomas é facultativa.
A UFOP, através da DRI, possui convênios com diversas instituições ao redor do mundo, muitas das quais oferecem oportunidades de parcerias e mobilidades acadêmicas.