Portal do Governo Brasileiro
English(UK)Português
Instagram
Facebook



O programa “Living Lab Biobased Brazil” surgiu em 2014, a partir de uma parceria entre instituições holandesas e brasileiras. Com o objetivo de promover a internacionalização do ensino superior em ambos os países, os projetos desenvolvidos pelo programa são focados na economia de base biológica da Holanda e do Brasil, abrangendo como temas principais: tecnologia de recursos hídricos, setor agroalimentar, química verde e ambiente sustentável. Fazem parte do programa universidades e entidades governamentais holandesas, além de universidades mineiras e parceiros nacionais, incluindo a UFOP.


O programa fornece assistência gratuita para organizar o seu estágio na Holanda ou no Brasil. Por meio de vagas disponibilizadas anualmente, os candidatos selecionados têm a chance de realizar um período de estágio no exterior, participando de projetos com foco na área de sustentabilidade, o que proporciona um desafio para todos os estudantes que querem uma experiência no exterior. A UFOP recebeu, entre 2018 e 2021, 5 alunos.


Uma das ações realizadas pelo programa é a competição “Biobased Battle”, um modelo de desenvolvimento acadêmico no qual os estudantes de instituições brasileiras e holandesas se unem para solucionar uma demanda real do mercado. Durante quatro dias, os estudantes realizam atividades relacionadas ao tema escolhido para aquela edição e, no final, apresentam uma proposta ao problema, que será avaliada conforme os seguintes critérios: adequação ao desafio, grau de inovação, potencial de mercado, impacto ambiental, viabilidade e apresentação.


Confira como foi a última competição realizada pelo programa: https://caint.ufop.br/read/1228-living-lab-biobased-battle-conheca-os-grupos-vencedores-da-competicao-internacional-de-bioeconomia


Conheça também as(os) estudantes da UFOP que participaram desta edição da competição e um pouco mais sobre as experiências que compartilharam com a comunidade acadêmica nesta playlist do canal da DRI no YouTube.


Para mais informações, acesse: https://www.biobasedbrazil.org/ 

Mapa de Convênios



A UFOP, através da DRI, possui convênios com diversas instituições ao redor do mundo, muitas das quais oferecem oportunidades de parcerias e mobilidades acadêmicas.

Depoimentos

Alvaro Ivan Mendez Acuña

Curso: Engenharia de Controle e Automação
Universidade de Origem: Universidad de los Llanos - Colômbia
...