Portal do Governo Brasileiro
English(UK)Português
Instagram
Facebook


Lançado em 2011, o Programa de Bolsas Brasil PAEC OEA GCUB é uma das iniciativas de cooperação regional mais importantes para o desenvolvimento da educação superior na América Latina e no Caribe. Ele é resultado da cooperação entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), com a apoio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DELP/MRE) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).


Seu objetivo é contribuir para a integração e fortalecimento da região das Américas por meio da concessão de bolsas de estudo em cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), oferecidas pelas Universidades Brasileiras associadas ao GCUB, para estudantes dos outros 34 países membros da OEA, formando líderes capazes de atuar em diferentes setores da sociedade.

A participação se dá por meio de inscrição no Edital anual do programa. O edital apresenta a lista de programas de estudos oferecidos e universidades brasileiras participantes daquela edição. O candidato poderá selecionar três programas de Mestrado e/ou Doutorado. Cada um desses programas deve pertencer a diferentes universidades, localizadas em diferentes regiões brasileiras. O candidato deverá preencher o formulário de inscrição do Bolsas Brasil (a ser divulgado junto com cada Edital) e anexar os documentos solicitados, os quais serão compartilhados com as universidades para o processo de avaliação e admissão de cada programa de estudos.

Durante o período de permanência no Brasil, cada bolsista terá direito à isenção de pagamento de taxas de matrículas, mensalidades ou anuidades acadêmicas referentes ao curso para o qual tenha sido selecionado na universidade de destino e à uma bolsa mensal tomando como referência o valor pago pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 150 candidatos selecionados terão direito, ainda, a uma ajuda de custo de acomodação no valor de US$ 1,200, pagos em moeda brasileira de acordo com o câmbio oficial do dia do depósito efetuado pela OEA ao GCUB.

O Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB ofereceu, entre 2011 e 2020, mais de 4200 bolsas de estudo em cursos completos de pós-graduação em instituições brasileiras associadas ao GCUB, sendo estas distribuídas entre alunos de 30 países diferentes. A UFOP recebeu, ao todo, 46 alunos pelo PAEC OEA GCUB entre 2014 e 2021.

Confira a última recepção de alunos do Programa na UFOP, realizada pela DRI: https://ufop.br/noticias/internacionalizacao/caint-realiza-evento-de-recepcao-para-estudantes-estrangeiros

Para mais informações, acesse: https://www.gcub.org.br/programas/programa-bolsas-brasil-paec-oea-gcub/

Mapa de Convênios



A UFOP, através da DRI, possui convênios com diversas instituições ao redor do mundo, muitas das quais oferecem oportunidades de parcerias e mobilidades acadêmicas.

Depoimentos

Eduardo Cota

Curso: Engenharia de Controle e Automação
Universidade de Destino: Universidade Técnica de Clausthal - Alemanha