Portal do Governo Brasileiro
English(UK)Português
Instagram
Facebook



O Prof. Guilherme Jorge Brigolini Silva, vinculado ao Departamento de Engenharia Civil (DECIV) e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PROPEC) da Universidade Federal de Ouro Preto realizou atividades na instituição Rzeszów University of Technology (RUT), na Polônia, no âmbito do Programa Erasmus+. A visita, que estava prevista para 2020, foi adiada devido à pandemia de Covid-19 e ocorreu no período de 20 a 24 de junho de 2022. O programa europeu apoia iniciativas relativas à educação, à formação profissional/técnica, a questões da juventude e aos esportes e tem por objetivo fortalecer as relações acadêmicas entre as universidades, promover o intercâmbio entre estudantes, professores e técnicos e incentivar a experiência acadêmica internacional aprimorando ações de ensino, pesquisa e extensão.
 
O objetivo da mobilidade foi desenvolver e fortalecer as redes de pesquisa no campo da construção civil, as quais já haviam sido iniciadas em 2019, na primeira visita do Prof. Guilherme Brigolini à instituição polonesa também por meio do Programa Erasmus+. Durante seu período em Rzeszów, foram realizadas reuniões com o Departamento de Cooperações Internacionais da RUT, com a coordenação do Programa Erasmus+ e com professores da instituição a fim de avaliar as atividades em cooperação, como as pesquisas conjuntas que estão em andamento e de planejar novas atividades, como novas pesquisas em parceria e a mobilidade de estudantes e professores entre a RUT e a UFOP.
 
O Prof. Guilherme Brigolini também teve a oportunidade de ministrar uma aula para os alunos da Faculdade de Engenharia Civil e Ambiental da RUT com o tema “Cimentos sustentáveis aplicados à Construção Civil”, uma de suas áreas de pesquisa na UFOP. Na referida Faculdade, o docente visitou o Laboratório de Materiais de Construção e o Laboratório de Ensaios e Certificação de Concreto, e nas proximidades da cidade de Rzeszów, visitou o Museu Castelo de Łańcut. 
 
Sobre a parceria entre a UFOP e a RUT
O primeiro acordo Erasmus+ entre a UFOP e a Rzeszów University of Technology (RUT) foi assinado em 2016 e em 2021 um novo acordo foi assinado, com validade até 2027.
Desde 2016 os projetos entre a RUT e a UFOP têm sido aprovados pela Comissão Europeia, possibilitando o financiamento de mobilidades de estudantes e de servidores técnico-administrativos e docentes de ambas as instituições. 
 
 
Para mais informações sobre o Programa Erasmus+, acesse.
 
 

Mapa de Convênios



A UFOP, através da DRI, possui convênios com diversas instituições ao redor do mundo, muitas das quais oferecem oportunidades de parcerias e mobilidades acadêmicas.

Depoimentos

Lívia Pimenta

Curso: Engenharia de Minas
Universidade de Destino: Colorado School of Mines – Estados Unidos