Portal do Governo Brasileiro
English(UK)Português
Instagram
Facebook



A estudante de Pós-Graduação em Comunicação, Júlia Faccion e o professor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFOP), Breynner Ricardo de Oliveira, realizam mobilidade acadêmica internacional na Mary Immaculate College (MIC), Irlanda, no primeiro semestre de 2022. Essas são as primeiras atividades de mobilidade realizadas por meio do convênio celebrado entre a UFOP e a Mary Immaculate College (MIC), no âmbito do Programa Erasmus+. O programa europeu apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto e tem por objetivo fortalecer as relações acadêmicas entre as universidades, promover o intercâmbio entre estudantes, professores e técnicos e incentivar a experiência acadêmica internacional aprimorando ações de ensino, pesquisa e extensão.

Durante seu período de atividades na MIC, de 28 de abril a 31 de julho de 2022, a estudante participará de atividades de ensino e de pesquisa relacionadas à comunicação e mídia moderna na internet, além da realização de networking com a comunidade acadêmica e de atividades culturais. O principal objetivo almejado pela aluna é melhorar as suas capacidades de comunicação no que diz respeito às trocas interpessoais e aprofundar sua compreensão das mídias que influenciam a maioria dos aspectos da vida, aproximando a realidade brasileira do resto do mundo.

As atividades acadêmicas desenvolvidas pelo Prof. Breynner tiveram o intuito de desenvolver e fortalecer as redes de pesquisa no campo da educação no Brasil. Por meio da mobilidade, foram realizados encontros com grupos de pesquisa e trabalho, atividades culturais, seminários internos sobre programas de educação à distância para professores no Brasil e sobre o papel da universidade pública na construção de redes de formação multinível. Suas atividades tiveram duração de cinco dias, com início em 16 de maio e término em 20 de maio de 2022. Além disso, no dia 19,  o professor Breynner participou da 9º edição do International Research Methods Summer School (IRMSS), no qual ele teve a oportunidade de apresentar sua pesquisa sobre a Implementação do Programa de Educação Remota em Minas Gerais.

Para encerrar as atividades de mobilidade acadêmica internacional previstas no projeto Erasmus+ junto à MIC para o ano de 2022, a DRI já programa a ida para a Irlanda do Coordenador de Convênios e Mobilidades Internacionais, Anderson Antonio Gamarano. A visita do coordenador acontecerá entre os dias 27 de junho e 01 de julho e tem por objetivo principal estreitar ainda mais os laços com a MIC, discutindo a construção de novas oportunidades de colaboração entre as instituições. Isso permitirá que ambas as partes reflitam sobre a parceria até o momento e compartilhem insights sobre as estratégias de internacionalização e metas futuras.  

Para mais informações: https://dri.ufop.br/programas/erasmus

Mapa de Convênios



A UFOP, através da DRI, possui convênios com diversas instituições ao redor do mundo, muitas das quais oferecem oportunidades de parcerias e mobilidades acadêmicas.

Depoimentos

Matheus Martins Corrêa

Curso: Direito
Universidade de Destino: Université Lille – França