Portal do Governo Brasileiro
English(UK)Português
Instagram
Facebook



Estudantes de graduação e mestrado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) poderão, até o dia 15 de abril, submeter candidatura para realizar estágio em instituições holandesas. Os requisitos para participação, documentos necessários e formulário de inscrição estão disponíveis no site do Living Lab Biobased Brazil

O Programa Living Lab Biobased Brazil é resultado de uma parceria entre instituições da Holanda e do estado de Minas Gerais e os estágios oferecidos são baseados em quatro temas principais: tecnologia de recursos hídricos, setor agroalimentar, química verde e ambiente sustentável. Sendo assim, a oportunidade é destinada a  candidatos com formação em áreas como Química, Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas, Engenharia Civil , entre outras áreas que desenvolvam pesquisas relacionadas aos temas abordados pelo Programa. 

Além da isenção de taxas de matrícula e mensalidades, as universidades oferecem uma ajuda de custo de até €550, dependendo do projeto e da instituição escolhida. A lista completa de projetos com vagas de estágio disponíveis,  está disponível neste link. Para saber mais sobre as universidades parceiras participantes e sobre o processo de candidatura e de seleção, acesse o site do projeto.

Sobre o Programa Living Lab Biobased Brazil

Formado por universidades, empresas e governos da Holanda e do estado de Minas Gerais,  o Programa Living Lab Biobased Brazil tem como objetivo internacionalizar ainda mais o ensino superior, melhorando a capacitação dos estudantes e professores através da mobilidade e estimulando o desenvolvimento da inovação através da educação conjunta, programas de pesquisa e desenvolvimento de outros projetos.

Além da oferta de estágios nas instituições participantes, outra iniciativa importante no âmbito do Programa é a Biobased Battle,  uma competição internacional online de bioeconomia, na qual  estudantes de instituições brasileiras e holandesas trabalham em conjunto na busca de soluções para problemas reais relacionados à destinação de resíduos. A última edição ocorreu em 2021, com a participação de  13 estudantes da UFOP, 3 da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e 24 da Avans University of Applied Sciences (Holanda). 

A Biobased Battle acontece desde 2015, com diferentes temas a cada ano. O tema da última edição foi a reutilização de resíduos de esgoto doméstico, produção de celulose e águas residuais de cervejarias. Conheça mais detalhes sobre este projeto, no link. Confira, também, o relato dos estudantes que participaram da competição em 2020.


Mapa de Convênios



A UFOP, através da DRI, possui convênios com diversas instituições ao redor do mundo, muitas das quais oferecem oportunidades de parcerias e mobilidades acadêmicas.

Depoimentos

Victor Henrique Lana Pinto

Curso: Economia
Universidade de Origem: Hochschule Reutlingen - Alemanha