A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFOP torna público o Edital para a seleção e indicação de um estudante de graduação e um estudante de pós-graduação para o programa Emerging Leaders in the America’s Program (ELAP), para mobilidade acadêmica internacional na instituição Lakehead University, do Canadá, no segundo semestre de 2022 (Fall Semester).

O programa ELAP foi instituído em 2009 pelo governo do Canadá com o objetivo de apoiar o desenvolvimento do capital humano e a próxima geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo que fortalece os vínculos entre as instituições de ensino superior da América Latina e Caribe.

Será concedido um valor de 8.200 a 11.100 dólares canadenses a título de auxílio financeiro oriundo da  Global Affairs Canada, por meio do seu Department of Foreign Affairs, Trade and Development (DFATD). O valor das bolsas tem por objetivo auxiliar o estudante em despesas como taxas de emissão de visto, passagem aérea, seguro saúde, despesas com acomodação e alimentação, transporte terrestre e materiais didáticos.

A participação de estudantes de graduação da UFOP no programa ELAP foi possibilitada pelo acordo assinado  em agosto de 2021 com a Lakehead University com o objetivo de incentivar a colaboração em pesquisa e oportunidade de mobilidade para estudantes e professores.

A seleção será destinada a estudantes de graduação e pós-graduação da UFOP matriculados em cursos correlatos ao da instituição canadense parceira. Para se inscrever, o candidato deve cumprir requisitos relacionados à integralização do curso, rendimento acadêmico, proficiência em inglês nível B2 ou superior (comprovada por exame de proficiência a ser realizado durante o processo seletivo), dentre outros requisitos. Dentre os documentos necessários, constam uma carta de apoio emitida por docente da UFOP, carta convite de docente da Lakehead University (para estudantes de pós-graduação), carta de intenções do candidatoe demais documentos de identificação e relativos à trajetória acadêmica. A lista completa dos cursos, requisitos e documentos está disponível no Edital.

As inscrições ocorrerão entre os dias 18 de fevereiro e 02 de março de 2022, por meio do formulário eletrônico disponível no Edital. O teste de proficiência em língua inglesa ocorrerá no dia 07 de março e o resultado será divulgado nos dias 09 (preliminar) e 11 de março (final).

A Lakehead University fará a inscrição dos estudantes indicados pela UFOP os quais passarão por uma seleção realizada pela organização canadense responsável pelo ELAP. O resultado final da seleção será divulgado em maio de 2022.

A sessão informativa sobre o Edital, aconteceu no dia 25 de fevereiro (sexta-feira) às 09h. Clique aqui para ter acesso a gravação do encontro.

Lívia Pimenta

Curso: Engenharia de Minas