Portal do Governo Brasileiro
English(UK)Português
Instagram
Facebook



O Cônsul Geral do Canadá no Rio de Janeiro, Sr. David Verbiwski, também responsável pelos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, e o Adido Comercial do Escritório do Canadá em Belo Horizonte, Sr. Franz Brandenberger, visitaram a UFOP na última segunda-feira, 14 de fevereiro. A visita fez parte da agenda oficial do Cônsul em Ouro Preto, o qual também esteve na Fundação Gorceix e no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). 


A visita à UFOP teve por objetivo o fortalecimento das relações entre a instituição e o Canadá e teve início com uma reunião na Reitoria da UFOP, da qual participaram a Reitora, Profa. Cláudia Aparecida Marliére de Lima, o Vice-Reitor, Prof. Hermínio Arias Nalini Júnior, o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Prof. Thiago Cazati, a Diretora de Relações Internacionais, MSc. Jaqueline Schultz, o Coordenador de Convênios e Mobilidades Internacionais, Sr. Anderson Gamarano, e o docente do Departamento de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, Prof. Ivair Ramos Silva.


Durante a reunião, a Diretora de Relações Internacionais, Jaqueline Schultz, apresentou a UFOP em termos gerais, com foco no recente acordo de cooperação firmado com a instituição canadense Lakehead University e no acordo que será assinado em breve com a University of Calgary. Além disso, o Prof. Ivair Silva explicou brevemente o apoio que tem sido dado à Agência de Saúde Pública do Canadá (Public Health Agency of Canada) no que se refere ao monitoramento de eventos adversos decorrentes da vacinação contra Covid-19 com a utilização do pacote Sequential. Também discutiu-se sobre a possibilidade de cooperação por meio da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), considerando a unidade da UFOP com foco em Mineração e Sustentabilidade e o acordo assinado junto ao Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá (NRC, em inglês). 


Em seu discurso, o Cônsul fez um breve relato sobre os 80 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Canadá e sobre as prioridades do Canadá em relação a sua política externa, que incluem a erradicação da pobreza, a promoção de relações comerciais favoráveis e os impactos das mudanças climáticas. O Cônsul David Verbiwski se colocou à disposição para auxiliar a UFOP no fortalecimento da cooperação com o Canadá e destacou: “vivi 11 anos na região do Lago Superior, onde se encontra a Lakehead University e fico muito feliz em saber que a UFOP possui um acordo com esta importante instituição”.


A Reitora Cláudia Marliére agradeceu a presença do Cônsul David Verbiwski e do Adido Comercial Franz Brandenberger na UFOP e salientou que “o apoio do Escritório Comercial do Canadá em Belo Horizonte tem sido fundamental para a aproximação com as instituições canadenses e para o fortalecimento da internacionalização da UFOP”.


Visita ao Campus Morro do Cruzeiro

Após a reunião na Reitoria, o Cônsul David Verbiwski e o Adido Comercial Franz Brandenberger fizeram uma breve visita ao Campus Morro do Cruzeiro, iniciando pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI). A delegação também foi recebida pela equipe do Núcleo de Pesquisa em Ciências Biológicas (NUPEB) que desenvolve trabalhos relacionados à Covid-19, dentre outros temas. 

Na sequência, no Departamento de Geologia (DEGEO), o Prof. Cristiano Lana apresentou o Laboratório de Geoquímica Isotópica, e no Departamento de Engenharia de Minas (DEMIN) os Professores José Aurélio Medeiros da Luz e Hernani Mota de Lima apresentaram o Laboratório de Propriedades Interfaciais, o qual faz parte da unidade EMBRAPII da UFOP.  A delegação canadense também visitou as instalações do Instituto Tecnológico Vale (ITV) - Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. 

A passagem pelo Campus Morro do Cruzeiro também foi acompanhada pelos Professores José Alberto Naves Cocota Júnior e Cláudio Eduardo Lana, Diretor e Vice-Diretor da Escola de Minas, respectivamente, os quais finalizaram a visita apresentando a referida Unidade Acadêmica.

  • 1_Reitoria
    Da esquerda para a direita: Ivair Ramos Silva, Jaqueline Schultz, Hermínio Arias Nalini Júnior, David Verbiwski, Cláudia Aparecida Marliére de Lima, Franz Brandenberger, Thiago Cazati, Anderson Gamarano.
  • 2_Reitoria
    Da esquerda para a direita: Anderson Gamarano, Thiago Cazati, Hermínio Arias Nalini Júnior, Cláudia Aparecida Marliére de Lima, David Verbiwski, Franz Brandenberger, Ivair Ramos Silva
  • 3_Reitoria
    Da esquerda para a direita: Cláudia Aparecida Marliére de Lima, David Verbiwski
  • 4_DRI
    Da esquerda para a direita: Franz Brandenberger, Jaqueline Schultz, David Verbiwski, Hermínio Arias Nalini Júnior, Anderson Gamarano
  • 5_NUPEB
    Da esquerda para a direita: David Verbiwski, Franz Brandenberger, Profa. Camila Carrião Machado Garcia
  • 6_NUPEB
    Da esquerda para a direita: Franz Brandenberger, Hermínio Arias Nalini Júnior, Bruno Mendes Roatt, William de Castro Borges, Camila Carrião Machado Garcia, David Verbiwski
  • 7_DEGEO
    Da esquerda para a direita: David Verbiwski, Franz Brandenberger, Cristiano Lana
  • 8_DEMIN
    No sentido horário José Aurélio Medeiros da Luz (DEMIN) Franz Brandenberger David Verbiwski José Alberto Naves Cocota Júnior, Diretor da Escola de Minas Cláudio Eduardo Lana, Vice-Diretor da Escola de Minas
  • 9_DEMIN
    Da esquerda para a direita: Franz Brandenberger, José Aurélio Medeiros da Luz, Hermínio Arias Nalini Júnior, Hernani Mota de Lima, David Verbiwski, Cláudio Eduardo Lana, José Alberto Naves Cocota Júnior
  • 1A_EM
    Da esquerda para a direita: Franz Brandenberger José Alberto Naves Cocota Júnior, Cláudio Eduardo Lana, David Verbiwski
  • 1B_ITV
    No sentido horário: Cláudio Eduardo Lana, David Verbiwski, Jacó Domingues, Franz Brandenberger
  • 1C_Mirante
    Da esquerda para a direita: David Verbiwski, Hermínio Arias Nalini Júnior, Franz Brandenberger
  • 1D_Mirante
    Da esquerda para a direita: Hermínio Arias Nalini Júnior, David Verbiwski, Franz Brandenberger

Mapa de Convênios



A UFOP, através da DRI, possui convênios com diversas instituições ao redor do mundo, muitas das quais oferecem oportunidades de parcerias e mobilidades acadêmicas.

Depoimentos

Victor Henrique Lana Pinto

Curso: Economia
Universidade de Origem: Hochschule Reutlingen - Alemanha