Portal do Governo Brasileiro
English(UK)Português
Instagram
Facebook



 O curso virtual “Música Brasileña”, ministrado em idioma espanhol pelo Prof. João Fortunato (DEMUS) em parceria com a UFOP, teve a conclusão de sua segunda oferta no dia 28 de janeiro, com duração de 30 horas distribuídas em encontros síncronos e atividades assíncronas. 

 O objetivo do curso era de abordar diferentes gêneros e movimentos musicais da cultura brasileira, oferecendo um estudo baseado na apreciação musical, trazendo também questões sobre história e contexto sociocultural no qual os gêneros surgiram. 

 Ao todo, foram 17 estudantes participantes, sendo 3 advindos de instituições da Colômbia, Chile e México. 

 Sobre a experiência como ministrante do curso Música Brasileña, o Prof. João Fortunato Soares de Quadros Júnior relata: “Acerca do conteúdo e das aulas, creio que o trabalho saiu dentro do esperado e os participantes deram um feedback positivo. Conseguiram compreender muito bem os conteúdos e as atividades propostas, relatando que o curso possibilitou conhecer mais sobre a música brasileira e também fazer música, ainda que de forma virtual”. 

 Para o aluno colombiano Elkin Rodrigo: “Quero expressar minha gratidão ao professor João Fortunato por proporcionar este espaço de conhecimento e diálogo em torno da música tradicional brasileira, permitiu-me aprender e apreciar cada um dos elementos históricos, sociais, culturais e até técnicos de forma didática e muito forma experiencial, que a identificam e a moldam”.

 A estudante Bruna Magalhães, que também participou do curso, relata: “O curso  'Música Brasileña' foi fantástico! O professor João Fortunato ministrou de forma leve e completa, o conteúdo do curso é incrível, pude conhecer e aprender melhor sobre a história e os gêneros musicais brasileiros. E tudo isso em espanhol, praticando o idioma sem medo, pois o professor foi compreensivo e atencioso a todo momento. Fiquei muito feliz pela oportunidade de fazer este curso!”

Mapa de Convênios



A UFOP, através da DRI, possui convênios com diversas instituições ao redor do mundo, muitas das quais oferecem oportunidades de parcerias e mobilidades acadêmicas.

Depoimentos

Lívia Pimenta

Curso: Engenharia de Minas
Universidade de Destino: Colorado School of Mines – Estados Unidos