Portal do Governo Brasileiro
English(UK)Português
Instagram
Facebook




 Entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, como parte do Encontro de Saberes da UFOP, a DRI realizou a sétima edição do Seminário de Internacionalização (SEINTER), organizado com a proposta de permitir a troca de experiências sobre mobilidade acadêmica internacional, e a divulgação de oportunidades e de ações de internacionalização no ambiente acadêmico.

  O evento contou com cinco dias preenchidos com uma programação rica em discussões e reflexões acerca do compartilhamento de diversas experiências relacionadas à internacionalização, e diferentes debates foram levantados para tratar do tema tão significativo para a UFOP.

  A Mostra de Vídeos esteve disponível na plataforma UFOP Aberta durante todos os dias de evento, em que os estudantes que finalizaram experiências de mobilidade, cursos de idiomas e cursos de cultura estrangeira durante 2021 apresentaram suas trajetórias e percepções, incluindo informações sobre a Universidade de destino, infraestrutura, os benefícios oferecidos aos estudantes, as possibilidades de estágio, as condições de ensino e as formas de avaliação, as principais dificuldades enfrentadas no exterior e demais informações relevantes para pessoas que estejam interessadas em realizar mobilidade acadêmica internacional.

  Os vídeos compartilhados pelos(as) estudantes foram categorizados em temas, sendo eles: "Experiências em cursos de cultura estrangeira”, para o qual foram disponibilizados seis vídeos; “Experiências em cursos de idiomas estrangeiros”, com dezesseis vídeos; “Experiências MOB OUT | Universidades Parceiras”, apresentado por onze vídeos.

  As atividades síncronas do VII SEINTER aconteceram nos dias 30/11, 01/12 e 02/12 e foram mediadas pela Diretora de Relações Internacionais da UFOP, Jaqueline Schultz, e pelo Coordenador de Convênios e Mobilidades Internacionais, Anderson Gamarano, contando com o apoio dos estudantes bolsistas da DRI. Também acompanharam as atividades os membros da Comissão Permanente de Internacionalização (CPInter) que representam as unidades acadêmicas e segmentos da UFOP.

  No dia 30 de novembro a DRI realizou a transmissão da Roda de Conversa 1: Mobilidade Presencial/Híbrida Participaram da Roda de Conversa estudantes que estiveram em instituições parceiras da UFOP em 2020 e em 2021, e que passaram por experiências de ensino presencial e remoto durante a pandemia, promovendo uma conversa repleta de informações, curiosidades e boas histórias.

  Mais tarde, no mesmo dia, aconteceu a Conferência 1:  Experiências de mobilidade virtual na UFOP, em que os professores Milton Rosa e Daniel Orey (Departamento de Educação Matemática) e João Quadros (Departamento de Música) e Marcus Vinicius Cardoso (Departamento de Química) compartilharam os desafios, vantagens e desvantagens da mobilidade virtual comparada à mobilidade regular, e a experiência de ofertar uma disciplina/um curso em idioma estrangeiro e de maneira virtual em parceria com a Universidad Nacional de Costa Rica.

  No dia 01 de dezembro, seguindo a programação do evento, aconteceu a Roda de Conversa 2: Mobilidade Virtual. Nesta Roda, estudantes abordaram a experiência em cursar disciplinas de maneira remota em instituições parceiras da UFOP. Durante a conversa, os participantes falaram sobre suas expectativas, experiências, dificuldades e peculiaridades do formato de ensino. Comentaram também sobre as principais diferenças entre a aplicação do modelo virtual em Universidades estrangeiras para a UFOP.

  Mais tarde, no mesmo dia, aconteceu o encontro de destaque do evento, a Roda de Conversa 3: International Day, em que quatro estudantes internacionais da Argentina, Guiné Equatorial, Nigéria e Paraguai matriculados em cursos de graduação e pós-graduação na UFOP apresentaram seus respectivos países de origem e a experiência de estudar na Universidade brasileira.

  Seguindo para o último dia de encontros síncronos, aconteceu na manhã do dia 02 de dezembro a apresentação da instituição parceira da UFOP, Universidad de Sevilla (Espanha), pela Diretora do Centro Internacional, Profa. Rosario Avián Chaves. Durante o encontro, a Profa. Rosario respondeu dúvidas, compartilhou curiosidades e informações sobre a Universidade e reiterou a valiosa parceria com a UFOP.

  Mais tarde, aconteceu a Conferência 2 - Ensino de idiomas na modalidade virtual: experiências e desafios da UFOP e da Universidad Antonio Nariño - UAN (Colômbia). Mediada pela Profa. Anelise Dutra (Departamento de Letras/UFOP), Coordenadora do curso de Português como Língua Estrangeira (PLE) do Núcleo de Línguas/Rede Andifes IsF da UFOP, a Conferência contou com a apresentação do Prof. Dany Latorre (UAN), o qual leciona Espanhol para os estudantes da UFOP, e com as apresentações dos professores-bolsistas de Período Letivo Especial da UFOP, Almiro Ebani, Cristina Aparecida de Jesus, Plínio Carvalho e Samuel Martins, os quais ministram aulas de português para estudantes internacionais de países como Colômbia, Costa Rica, México, Nigéria e China.

  Assim, a DRI finaliza mais uma edição do SEINTER, promovendo diálogos e o compartilhamento de experiências ligadas ao contínuo processo de internacionalização da UFOP. 

  A DRI agradece a todos e todas participantes desta edição do evento pela presença e contribuição no enriquecimento dos debates e conversas realizadas, bem como a equipe de bolsistas da DRI e do Núcleo de Transmissão pela organização e apoio técnico durante as transmissões.


As transmissões podem ser acessadas em:

Roda de Conversa 1: Mobilidade - Presencial/Híbridro

Roda de Conversa 2: MOB OUT Virtual

Roda de Conversa 3: International Day

Conferência 1: Experiências de Mobilidade Virtual na UFOP

Conferência 2: Ensino de Idiomas na Modalidade Virtual

Apresentação da Universidad de Sevilla

Mapa de Convênios



A UFOP, através da DRI, possui convênios com diversas instituições ao redor do mundo, muitas das quais oferecem oportunidades de parcerias e mobilidades acadêmicas.

Depoimentos

Marisol Nevareza

Curso: Pedagogia
Universidade de Origem: Universidad Autónoma de Ciudad Juárez - México