Acontecerá, entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro, a próxima edição do Seminário de Internacionalização (SEINTER), organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) como parte do Encontro de Saberes da UFOP. Assim como no evento de 2020, o encontro se dará de forma integralmente online.

Em sua sétima edição, a programação do VII SEINTER será dedicada à troca de experiências sobre mobilidade acadêmica internacional, e à divulgação de oportunidades e de ações de internacionalização, por meio de Mostra de Vídeos, Rodas de Conversas e Conferências.

A Mostra de Vídeos estará disponível entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro e será dedicada ao compartilhamento de diversas experiências relacionadas à internacionalização, como mobilidade acadêmica (presencial e virtual) e cursos de cultura e línguas estrangeiras que ocorreram em 2020 e 2021. Estudantes da UFOP que estiveram em mobilidade também participarão das Rodas de Conversa ao vivo nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, com destaque para a Roda de Conversa 3 - International Day, na qual estudantes internacionais da UFOP irão compartilhar informações sobre seus países de origem. As Conferências serão dedicadas às discussões sobre iniciativas relacionadas à mobilidade internacional virtual e ao ensino de idiomas estrangeiros de maneira remota.

Além da experiência da UFOP, também serão apresentadas as experiências da Universidad Antonio Nariño (Colômbia) e da Universidad de Sevilla (Espanha), a qual também abordará as oportunidades de estudos e pesquisas na instituição, bem como a atuação da Universidade em relação à Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O objetivo do evento é promover um diálogo entre estudantes que já passaram por experiências acadêmicas internacionais com outros que procuram por tal vivência e com professores e técnico-administrativos que participam das várias etapas do processo de mobilidade, na intenção de estabelecer olhares mais críticos a respeito da internacionalização. O encontro também pretende incentivar a participação da comunidade em outras ações de internacionalização, como a oferta de atividades em idiomas estrangeiros, tanto de forma presencial quanto remota, considerando o diálogo sobre as experiências e os aprendizados dos últimos anos e o cenário atual.

Os links para as transmissões das atividades podem ser encontrados aqui

A Mostra de Vídeos e todos os links das atividades ao vivo também estarão disponíveis na Plataforma UFOP Aberta. Para receber certificado de participação no evento, é preciso acessar as atividades por meio da plataforma.

A transmissão das atividades ao vivo do VII SEINTER poderá ser acompanhada pelo canal da Diretoria de Relações Internacionais no YouTube.

Para mais informações, acesse o site oficial do Encontro de Saberes da UFOP.

Max Pedro da Silva

Universidade de Destino: Parsons The New School For Desing - Estados Unidos