O programa Living Lab Biobased Brazil é o resultado de uma parceria entre Holanda e Brasil com foco em economia de base biológica, concentrando-se em quatro temas principais: tecnologia de recursos hídricos, setor agroalimentar, química verde e ambiente sustentável. É formado por universidades, empresas e governos de ambos os países, com o objetivo de internacionalizar ainda mais o ensino superior e estimular o desenvolvimento da pesquisa e da inovação.

Como uma das ações do Programa, a  “Living Lab Biobased Battle” é uma competição internacional de bioeconomia por meio da qual estudantes de instituições brasileiras e holandesas trabalham para desenvolverem propostas inovadoras de solução para um desafio apresentado. Estudantes de cada país trabalham em grupos com membros de diferentes áreas de formação, e contribuem a partir de dinâmicas interdisciplinares e orientações de professores e profissionais da área.

Na edição deste ano, 2021,  o tema escolhido refere-se à destinação dos  seguintes resíduos: domestic sewage, pulp and paper effluent, and/or brewery wastewater.

Serão oferecidas 27 vagas para estudantes de graduação ou mestrado da UFOP, que se juntarão a outros 27 estudantes da instituição parceira Avans University of Applied Sciences (Holanda). O evento se dará integralmente de forma remota, entre os dias 18 e 21 de outubro, com atividades síncronas das 08h30min às 12h30min (horário de Brasília) e um certificado com carga horária de 20 horas será concedido a todos os participantes da competição.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico, de 22 de setembro a 05 de outubro, disponível no  link: https://forms.gle/9sAHyhkjPuGvvffX7.

Para mais informações sobre os pré-requisitos para inscrição e sobre a competição, acesse o Edital e o Guia da Edição de 2021.

Assista também ao vídeo com depoimentos de estudantes que participaram da Biobased Battle em 2020: https://www.youtube.com/watch?v=XAuy7aHfEt8

Faby Torres

Universidade de Origem: Universidad Autónoma de Coahuila - México