A Universidade Federal de Ouro Preto foi classificada entre as melhores universidades do mundo, ocupando a faixa de 1201+ no World University Rankings 2022, divulgado na última semana pela organização internacional Times Higher Education (THE). Foram avaliadas 2112 instituições de diversos países de todo o mundo e a UFOP alcançou o 18º lugar entre as 70 instituições brasileiras ranqueadas.

O THE World University Rankings classifica as universidades com base em 13 indicadores de performance agrupados em cinco áreas: Teaching (o ambiente de aprendizado); Research (produtividade, investimento e reputação); Citations (influência das produções científicas); International Outlook (discentes e docentes internacionais e colaborações de pesquisa internacionais) e Industry Income (parceria com a indústria e transferência de conhecimento).

A nota de maior destaque da UFOP foi novamente em "Industry Income”, com pontuação de 39,6. A colocação da UFOP nesse critério melhorou em relação ao resultado divulgado em 2020, passando da 844ª para a 814ª posição dentre as 2112 instituições listadas.

A lista completa de universidades classificadas e a metodologia do THE World University Rankings 2022 estão disponíveis em: https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2022/world-ranking#!/page/0/length/25/sort_by/rank/sort_order/asc/cols/stats

Lívia Pimenta

Curso: Engenharia de Minas