A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com a Reutlingen University (Alemanha), divulga chamada simplificada para seleção de candidatas(os) aptas(os) ao Curso de Alemão - Nível A1.2 (Advanced Beginners), que será oferecido durante o segundo semestre de 2021.

Serão ofertadas 03 (três) vagas para estudantes de graduação que já possuam conhecimento básico de língua alemã. Essas 03 vagas são remanescentes do curso de nível A1.1 que foi realizado no primeiro semestre de 2021. As aulas terão início no dia 27 de setembro.

Para se candidatar, é necessário obedecer aos seguintes requisitos:

- Ser estudante da UFOP regularmente matriculado em curso de graduação;
- Ter cursado no mínimo um semestre acadêmico e não estar apto a colar grau antes de 2022/1;
- Possuir coeficiente de rendimento mínimo de 6.5;
- Possuir conhecimento básico em língua alemã (nível A1.1 completo);
- Possuir proficiência em língua inglesa de nível B1 ou superior;
- Ter disponibilidade para assistir às aulas síncronas no seguinte dia e horário (horário de Brasília): segunda-feira, das 13h30min às 15h (setembro a outubro) e das 12h30min às 14h (a partir de novembro).

As inscrições se darão por meio do preenchimento do formulário de inscrição, entre os dias 09 e 14 de setembro de 2021. Serão recebidas, no máximo, 10 inscrições, observando-se o critério cronológico. O candidato deverá utilizar o e-mail institucional para realizar a inscrição.
Deverão ser adicionados no formulário de inscrição os seguintes documentos:

- Histórico Escolar
- Certificado de matrícula
- Certificado de proficiência/curso de língua inglesa (opcional)

A primeira etapa da seleção consistirá na avaliação da documentação enviada pelos candidatos. Já a segunda etapa da seleção consistirá na realização de um teste de proficiência, que ocorrerá no dia 16 de setembro, quinta-feira, em horário a ser informado. A realização do teste tem por objetivo comprovar a proficiência linguística mínima requerida.

Os 03 (três) candidatos com melhor desempenho serão indicados para serem integrados à turma de nível A1.2 e o resultado será divulgado no site da DRI no dia 22 de setembro.

Os selecionados deverão assinar um Termo de Ciência e Responsabilidade, comprometendo-se a tomar todas as providências necessárias à viabilização de sua participação no curso (disponibilidade e condições para cumprir a carga horária do curso, internet e equipamentos adequados), bem como de participar de, no mínimo, 75% das aulas e justificar eventuais ausências. Os selecionados deverão, ainda, apresentar à DRI, após a finalização do curso, um vídeo com duração entre 3 e 7 minutos, relatando a sua experiência e suas impressões acerca do curso realizado, incluindo informações sobre as atividades realizadas, as avaliações, as dificuldades enfrentadas e demais informações relevantes.

Importante destacar que os candidatos selecionados que confirmarem o interesse no curso e não comparecerem a no mínimo 75% das aulas estarão impedidos de participar de outras iniciativas relativas a idiomas oferecidas pela DRI em 2021 e 2022.

Victor Henrique Lana Pinto

Curso: Economia