Portal do Governo Brasileiro
English(UK)Português
Instagram
Facebook


No dia 13 de julho a UFOP iniciou a oferta de cursos de extensão que fazem parte do Programa de Mobilidade Virtual Internacional “Destino: Brasil”, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Durante seis semanas, participantes de instituições brasileiras e estrangeiras terão atividades síncronas e assíncronas ministradas por docentes da UFOP com o apoio da Plataforma UFOP Aberta.

O primeiro curso, Brazilian Food “tasted” by Nuclear Magnetic Resonance, teve início no dia 13 de julho, com o Prof. Marcus Vinícius Cangussu Cardoso, do Departamento de Química (DEQUI). O objetivo do curso é estudar a composição de alimentos através da ressonância magnética. Com 39 inscrições de 8 países (Alemanha, Brasil, Colômbia, França, Paquistão, Polônia, Portugal e Ucrânia) e 20 instituições diferentes, as aulas são ministradas em língua inglesa.

Já no dia 21 de julho, o Prof. João Fortunato Soares de Quadros Júnior, do Departamento de Música (DEMUS), iniciou o curso Música Brasileña, que está sendo ministrado em língua espanhola. O curso recebeu 35 inscrições de 8 países (Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Polônia e Uruguai) e 16 instituições distintas, e os estudantes irão conhecer, através das aulas, os gêneros musicais presentes na cultura brasileira, principalmente aqueles que compõem a cultura de Minas Gerais.

O Programa de Mobilidade Virtual Internacional “Destino: Brasil” é uma iniciativa da ANDIFES, por meio do Colégio de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES), com o objetivo de oferecer cursos em língua estrangeira e promover o Ensino Federal no exterior, além de disseminar aspectos da cultura brasileira em âmbito internacional.

Na UFOP, o Programa é realizado por meio da parceria entre a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), com o intuito de incentivar a internacionalização da extensão, ampliando o diálogo intercultural e a visibilidade da instituição. Com a participação da UFOP no Programa, toda a comunidade universitária teve a oportunidade de acessar os 103 cursos que estão sendo oferecidos entre os meses de julho e agosto, por meio de 42 IFES. O catálogo completo dos cursos do Programa “Destino: Brasil”, com mais detalhes, está disponível no site do Programa e na página da DRI.


Mapa de Convênios



A UFOP, através da DRI, possui convênios com diversas instituições ao redor do mundo, muitas das quais oferecem oportunidades de parcerias e mobilidades acadêmicas.

Depoimentos

Victor Henrique Lana Pinto

Curso: Economia
Universidade de Origem: Hochschule Reutlingen - Alemanha