A Universidade Federal de Ouro Preto ocupa a 59ª posição no ranking de Universidades da América Latina 2021, divulgado pela organização internacional Times Higher Education (THE). Foram avaliadas 177 instituições de 13 países da América Latina e Caribe.

O THE Latin America Universities Rankings classifica as universidades dessa região com base em 13 indicadores de performance agrupados em cinco áreas: Ensino, Pesquisa, Citações, Perspectiva Internacional e Transferência de Conhecimento. A UFOP alcançou uma nota geral de 49,5 pontos, subindo do 76º lugar em 2020 para o 59º em 2021, figurando na 31ª posição entre as 67 universidades brasileiras avaliadas e na 5ª posição entre as universidades mineiras.

A nota de maior destaque da UFOP foi em Pesquisa (57,9 em 2021 e 39,3 em 2020) a qual contribui com 34% da nota geral. Outros indicadores também contribuíram com o resultado como Ensino (de 46,4 para 49,4), Perspectiva Internacional (de 28 para 30,3) e Transferência de Conhecimento (de 49,1 para 51,1).

O Brasil é o país com maior representação no ranking, seguido pelo Chile, com 28 instituições, Colômbia, com 24, e México, com 23 instituições citadas. Você pode conferir a lista completa de universidades aqui.

Lena Streit

Curso: Turismo