Os cursos virtuais do Programa de Mobilidade Virtual Internacional ANDIFES - Destino: Brasil, oferecidos por diversas universidades do país, já estão disponíveis para candidatura. O Programa é uma iniciativa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), por meio do Colégio de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES), com o objetivo de oferecer cursos em língua estrangeira a parceiros internacionais e promover o Ensino Federal no exterior, além de disseminar aspectos da cultura brasileira no âmbito internacional.

Ao todo, são 103 cursos oferecidos por 42 instituições, nas modalidades síncrona, assíncrona e híbrida. Cada um será ministrado em um idioma estrangeiro, como o inglês, espanhol, francês e alemão. As aulas irão ocorrer por um período de 6 semanas consecutivas, entre 05 de julho e 31 de agosto, de acordo com o cronograma estabelecido por cada ministrante.

O catálogo completo dos cursos, com mais detalhes, está disponível no site do Programa e aqui. As inscrições serão recebidas até o dia 30 de junho e devem ser feitas via formulário disponibilizado também no site. No formulário de inscrição, o campo “Email do setor de relações internacionais da tua instituição de origem” deverá ser preenchido com o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A UFOP irá oferecer dois cursos, por meio da plataforma UFOP Aberta:

Música Brasileña:
  • Idioma: Espanhol
  • Ministrante: Prof. João Fortunato Soares de Quadros Júnior (DEMUS)
  • Data: 20 de julho a 24 de agosto
  • Carga Horária: 30h
  • Objetivo: Conhecer os gêneros musicais presentes na cultura brasileira, principalmente aqueles que compõem a cultura de Minas Gerais.
  • Vagas: 30
  • Link para inscrição

Brazilian Food “tasted” by Nuclear Magnetic Resonance:
  • Idioma: Inglês
  • Ministrante: Prof. Marcus Vinícius Cangussu Cardoso (DEQUI)
  • Data: 06 de julho a 13 de agosto
  • Carga Horária: 16h
  • Objetivo: Estudo da composição dos alimentos através da ressonância magnética.
  • Vagas: 40
  • Link para inscrição

Considerando a oferta de cursos da UFOP, toda a comunidade da instituição poderá participar do Programa de Mobilidade Virtual Internacional ANDIFES. Além disso, os cursos serão oferecidos tanto a alunos, docentes e técnico-administrativos das universidades parceiras (70% das vagas) quanto a alunos, docentes e técnico-administrativos vinculados a instituições brasileiras participantes do Programa (30% das vagas).

Eduardo Cota

Curso: Engenharia de Controle e Automação