No dia 30 de março, foi realizada a segunda edição do evento “Intercambiando: A pandemia na ótica do PEC-G”, iniciativa que surgiu do Programa Estudantes-Convênio (PEC-G), considerando a pandemia de Covid-19 e pesquisas realizadas pelos alunos e ex-alunos do próprio programa.

A primeira edição, ocorrida em setembro de 2020, abordou perspectivas relacionadas a vacinas e ao impacto ambiental que ocasiona o surgimento de novas doenças, além de refletir sobre as realidades enfrentadas no contexto atual nos países de origem dos participantes. Já nesse último encontro, foram tratados temas como literaturas africanas e projetos de cooperação educacional entre Brasil e Guiné-Bissau.

Participaram do encontro Fernando Mandinga Fonseca (mestre em Relações Internacionais), Eliseu Banori (mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa), Gabriel Ambrosio (mestrando em Estudos de Linguagens) e Edgar Alfredo Sá (engenheiro civil).

A transmissão do II Intercambiando foi feita via Youtube, separada em parte 1 e parte 2.

Igino de Oliveira

Universidade de Destino: University of New Mexico - Estados Unidos