Portal do Governo Brasileiro
English(UK)Português
Instagram
Facebook
Nos dias 03 e 04 de março de 2021, a agência internacional de Baden-Württemberg, estado do sudoeste da Alemanha, realizou o evento online BW Universities Meet the World 2021, com o objetivo de promover e fortalecer parcerias internacionais entre universidades da referida região e do mundo.

As sessões do evento trataram dos desafios para a construção de laços sustentáveis com instituições de ensino superior de todo o mundo, colocando a mobilidade acadêmica virtual como uma prática saudável para os tempos atuais. Discussões acerca do fortalecimento de competências interculturais, por meio da internacionalização remota, tomaram forma na fala de representantes de universidades alemãs instaladas em tal região e de instituições de outros países.

A sessão do evento intitulada “How to Strengthen Partnerships in Higher Education during Challenging Times - Language Cooperation Project between Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, and Reutlingen University, Baden-Württemberg, Germany” contou com a participação de Jaqueline Schultz, Coordenadora de Assuntos Internacionais da UFOP, Anelise Dutra, professora do Departamento de Letras e Coordenadora Pedagógica do Programa de Português como Língua Estrangeira da UFOP, além dos representantes da instituição parceira Reutlingen University, Prof. Baldur Veit, Diretor de Relações Internacionais, Max Alber, Coordenador de Mobilidades, e Karin Bukenberger, Coordenadora do Programa de Alemão como Língua Estrangeira.



Durante a apresentação, foram abordadas características gerais das duas instituições e um breve histórico da cooperação, que completa 10 anos em 2021. Também foram apresentadas as novas forma de colaboração desenvolvidas, como a participação do Prof. Baldur Veit no VI Seminário de Internacionalização, realizado durante o Encontro de Saberes de 2020, a oferta de cursos de língua alemã para a comunidade da UFOP e o apoio da UFOP ao curso de português oferecido pela Reutlingen University. As iniciativas buscam uma maior aproximação entre as instituições, inicialmente por meio do desenvolvimento de competências interculturais.

Além disso, representantes da Reutlingen University expuseram uma nova forma de interação remota, que prevê o uso de ferramentas digitais para experimentação laboratorial mecatrônica. Por meio da internet, estudantes da UFOP terão a oportunidade de controlar equipamentos e robôs nos laboratórios da universidade alemã. O uso dessas ferramentas busca incentivar a oferta de disciplinas conjuntas e o desenvolvimento de conhecimentos práticos em cooperação.

O curso de língua alemã teve início no dia 23 de março de 2021, tendo sido contemplados 16 estudantes da UFOP, enquanto as atividades culturais e o apoio ao curso de português da Reutlingen University terão início em 31 de março. Em relação à interação remota com os laboratórios, as atividades estão sendo planejadas e espera-se que a partir do segundo semestre de 2021 a oportunidade esteja disponível ao público da UFOP.

Mapa de Convênios



A UFOP, através da DRI, possui convênios com diversas instituições ao redor do mundo, muitas das quais oferecem oportunidades de parcerias e mobilidades acadêmicas.

Depoimentos

Max Pedro da Silva

Curso: Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Destino: Parsons The New School For Desing - Estados Unidos