Foi lançada uma chamada para a realização de uma história em quadrinhos (HQ) coletiva, em formato de reportagem, sobre os sargaços. Trata-se de uma iniciativa das Embaixadas da França no Brasil e na República Dominicana, da rede de Alianças Francesas de ambos os países e da autora de HQ’s guadalupense Jessica Oublié.

O sargaço é uma alga marinha comum em regiões tropicais que costuma crescer em rochas no litoral. No entanto, pode se desprender e se espalhar pelo oceano. Inclusive, o Mar de Sargaços é uma região de longa extensão no Atlântico Norte coberta em abundância por esse tipo de alga.

O projeto de cooperação artística e científica internacional conta com o apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), tendo como objetivo compartilhar, em um formato ilustrado, o conhecimento produzido sobre as algas marrons, nas regiões da América e do Caribe.

A HQ final será constituída por uma dezena de histórias científicas únicas e originais, produzidas pelas equipes de cada país implicado no projeto, a partir de viagens realizadas pelos territórios afetados pelos sargaços. Estando concluídos, os quadrinhos serão editados em quatro idiomas: inglês, espanhol, francês e português.

A convocatória no Brasil visa selecionar uma(um) ilustrador, uma(um) pesquisador e uma(um) roteirista, que irão trabalhar em conjunto para desenvolver cerca de quinze páginas de história em quadrinhos.

Os requisitos, documentos necessários, remuneração e outras informações estão descritos nos editais de cada vaga, disponíveis aqui. As candidaturas devem ser feitas via e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 21 de março de 2021.

Faby Torres

Universidade de Origem: Universidad Autónoma de Coahuila - México