Buscando diversidade na educação e fortalecimento dos laços de cooperação entre países, a Embaixada da França, em parceria com universidades francesas, oferece bolsas de estudos para brasileiras(os).

Dessa maneira, estudantes de graduação e pós-graduação da UFOP podem se candidatar a bolsas de estudos promovidas por meio da Campus France Brasil, agência governamental responsável pela promoção do ensino superior no país europeu. Em 2020, inclusive, a CAINT promoveu um evento a respeito da internacionalização da pós-graduação, com participação de Larissa Brant, responsável pelo escritório Campus France Brasil em Belo Horizonte; Erick Faria, representante da Université de Lille (França) em Minas Gerais; além de Charlotte Grawitz, representante da Euraxess Brasil.

Estão sendo oferecidas vagas para ingresso no 2º ou 3º ano da graduação ou no mestrado, com a possibilidade de indicação de até 7 cursos diferentes em universidades públicas ou privadas da França. Cerca de 80% dos dossiês finalizados recebem ao menos um aceite da parte das universidades francesas, segundo a Campus France.

Entre os benefícios, alunas(os) das instituições francesas têm acesso a restaurantes universitários, auxílio-moradia e planos especiais para transporte. Além disso, brasileiras(os) que vão para a França podem se candidatar a mais de 200 programas de bolsa.

As(os) interessadas(os) podem se inscrever até o dia 04 de março por meio do site da Campus France. Dessa forma, concorrem automaticamente a bolsas de isenção parcial das taxas anuais, com descontos que podem chegar a 94% do valor integral.

Leia mais sobre as bolsas aqui.

Marisol Nevareza

Curso: Pedagogia