Foi encerrado recentemente o projeto de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual
 com o Mestrado em Educação da Universidad Nacional de Costa Rica (UNA).

A partir da parceria entre a UNA e a UFOP, a disciplina "Estratégias de Ensino e Aprendizagem" foi oferecida entre os meses de setembro e novembro a estudantes da instituição costarriquenha e a estudantes de pós-graduação stricto sensu da UFOP, de forma conjunta.

Desenvolvida por meio de atividades síncronas e assíncronas, a disciplina foi ministrada pelos professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFOP (PPGEDMAT/UFOP), e Irán Jesús Barrantes León, do Mestrado em Educação da UNA. Além disso, os discentes tiveram aulas sobre cultura brasileira e costarriquenha, bem como um curso introdutório de português e de espanhol.

Confira abaixo um breve relato dos professores Milton Rosa e Daniel Orey acerca da oportunidade:

“[... Foi prazeroso o aprendizado ao discutirmos com os alunos de ambas universidades e países sobre essas temáticas, bem como desfrutar dos diferentes contextos de aprendizagem. Assim, a discussão entre os alunos e o compartilhamento de diferentes paradigmas e pontos de vista foi realmente valioso e acrescentou muitas informações em nossa bagagem cultural. Desse modo, foi incrível presenciarmos o primeiro contato entre os dois grupos de alunos, no contexto de aprendizagem sobre currículo no ensino superior em ambos os países.

Em nosso ponto de vista, um dos pontos que mais gostamos de ministrar essa disciplina, em  conjunto com o professor da UNA, foi observar que os alunos foram se conhecendo durante a ocorrência das aulas síncronas e assíncronas por meio dos textos que foram compartilhados e debatidos virtualmente. Embora estivéssemos a 5.500 quilômetros de distância, os alunos, bem como os professores, se interessassem uns pelos outros e pelas ideias compartilhadas que estavam relacionadas ao ensino superior nesses dois contextos (Brasil e Costa Rica). Sentimos que nossos alunos, assim como os alunos da Costa Rica, são muito criativos em compartilhar as suas ideias e expor os seus pontos de vista por meio dos recursos tecnológicos disponíveis para a realização dos encontros síncronos.

Realmente, nós queremos encorajar outro(a)s professore(a)s da UFOP a realizarem experiências como essa de mobilidade virtual entre UNA/UFOP, pois esse tipo de iniciativa trará para os nossos alunos uma grande oportunidade de aprenderem sobre outras perspectivas culturais, históricas e linguísticas, bem como de compartilhar outros estilos de aprendizagem e sistemas educacionais.

Há algum tempo, um antigo comercial de telefonia na Califórnia, nos Estados Unidos, ficou famoso por estabelecer que: Long-distance is the next best thing to being there!. Obrigado pela oportunidade de compartilharmos experiências, conhecimentos, vivências e emoções, possibilitando, assim, a nossa transcendência sociocultural.”

A Mobilidade Acadêmica Virtual é uma alternativa ao modelo presencial, interrompido temporariamente em razão da pandemia do novo coronavírus. Ainda que de forma remota, permite o contato intercultural, intercâmbio de ideias e aprendizagem. Acompanhe nossas redes para não perder as novas oportunidades.

Faby Torres

Universidade de Origem: Universidad Autónoma de Coahuila - México