Entre os dias 02 de setembro e 16 de dezembro de 2020, aconteceu o Curso de Introdução à Cultura Chinesa, voltado aos alunos de graduação da UFOP. Paralelamente, o Curso Intensivo de Introdução à Cultura Chinesa aconteceu entre 05 e 17 de outubro, dedicado a estudantes de pós-graduação, docentes efetivos e técnicas(os)-administrativas(os) da UFOP. Em parceria com a Hebei Foreign Studies University (China), os cursos foram ações do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) para incentivar experiências internacionais em tempos de pandemia para as instituições associadas.

De forma virtual, os encontros de ambos os cursos foram ministrados semanalmente pela Professora Ana Qiao. Por meio das plataformas Zoom e VooV, as(os) participantes selecionadas(os) realizaram atividades em português e inglês, de acordo com a natureza do trabalho.

Utilizando artigos de livros e revistas, filmes, músicas, seminários e palestras proferidas por convidados, o objetivo dos cursos foi promover uma maior compreensão do modo de viver, pensar e agir dos povos chineses. A relação entre China e Brasil foi amplamente estudada durante as aulas, considerando aspectos acadêmicos, científicos e comerciais entre os países. Importantes características da cultura chinesa também foram conteúdo presente nas ementas, como conhecimentos panorâmicos de história, valores, hábitos linguístico-culturais e política.

Confira abaixo o relato de Sofia Fuscaldi Cerezo, graduanda em Jornalismo que participou do Curso de Introdução à Cultura Chinesa:

Sofia Fuscaldi Cerezo

Cassiano Emílio da Silva, aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral (PPGEM), e Gemírson de Paula Reis, servidor técnico-administrativo em educação do Departamento de Medicina de Família, Saúde Mental e Coletiva (DEMSC), também falaram sobre o Curso Intensivo de Introdução à Cultura Chinesa:

Cassiano Emílio da Silva

Gemírson de Paula Reis

A CAINT agradece o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, a Hebei Foreign Studies University, a Professora Ana Qiao e as/aos selecionadas(os) pela organização e participação nestas oportunidades.

Lembramos que as inscrições para o Chinese Bridge Online, curso intensivo de língua chinesa, estão abertas até dia 18 de dezembro, ao meio-dia. Leia mais informações aqui.

Igino de Oliveira

Universidade de Destino: University of New Mexico - Estados Unidos