A CAINT anuncia o início do período de inscrições para o
Chinese Bridge Online, uma iniciativa da Universidade Normal de Hebei, com apoio do Instituto Confúcio. O Instituto foi criado com o objetivo de estimular a língua e a cultura da China no mundo, por meio do intercâmbio cultural entre associados. Nas edições anteriores, o evento contou com o formato de competição onde participantes do mundo todo se reuniram presencialmente na China para diferentes etapas eliminatórias.

Em 2021, em função da pandemia de Covid-19, a organização da iniciativa estruturou um novo formato: um curso online, intensivo, para o ensino da língua chinesa. Assim, entre os dias 14 e 22 de janeiro de 2021, às 21h (horário de Brasília) estudantes, docentes e técnicas(os)-administrativas(os) poderão ter contato direto com aspectos linguísticos e culturais da China.

A Profa. Ana Qiao, Diretora Chinesa do Confucius Classroom da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Normal de Hebei, é a responsável pelo projeto. No ano de 2020, a Professora ministrou dois Cursos de Introdução à Cultura Chinesa (Curso de Introdução à Cultura Chinesa e Curso Intensivo de Introdução à Cultura Chinesa), os quais contaram com a participação de representantes da UFOP.

A CAINT receberá as inscrições até o dia 18 de dezembro de 2020, ao meio dia. Interessadas(os) deverão enviar um e-mail, pelo endereço de e-mail institucional, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto "Chinese Brigde - Curso de Chinês”. No que diz respeito à documentação exigida, estudantes interessadas(os) deverão anexar ao email o histórico escolar simples (com certificação digital, emitido até quinze dias antes da data da inscrição) e servidoras(es) técnico-administrativas(os) e docentes deverão enviar o relatório referente à vida funcional, disponível no sistema Minha UFOP.

A CAINT enviará a lista de inscritos à Universidade Normal de Hebei, a qual será responsável pela seleção final. Mais informações serão repassadas aos inscritos a partir das 13h do dia 18 de dezembro de 2020.

Que tal começar o ano de 2021 aprendendo uma nova língua? Tem interesse em ampliar seus conhecimentos a respeito da China, uma importante parceira do Brasil? Então inscreva-se e participe do Chinese Brigde Online!

Ana Cristina Gonzaga Miranda

Curso: Engenharia Civil