O programa “Living Lab Biobased Brazil” surgiu em 2014, a partir de uma parceria entre instituições holandesas e brasileiras. Com o objetivo de promover a internacionalização do ensino superior em ambos os países, os projetos desenvolvidos pelo programa são focados na economia de base biológica da Holanda e do Brasil, abrangendo como temas principais: tecnologia de recursos hídricos, setor agroalimentar, química verde e ambiente sustentável.

Fazem parte do programa universidades e entidades governamentais holandesas, além de universidades mineiras e parceiros nacionais, incluindo a UFOP. Considerando esse acordo e visando à capacitação de alunos e professores, além do incentivo à inovação, a CAINT divulga o Edital 15/2020/CAINT/UFOP para seleção de estudantes de graduação e de mestrado da UFOP interessados em participar da competição internacional de bioeconomia “Living Lab Biobased Battle”, no âmbito do Projeto Living Lab Biobased Brazil.

A competição “Biobased Battle” é um modelo de desenvolvimento acadêmico, no qual os estudantes de instituições brasileiras e holandesas se unem para solucionar uma demanda real do mercado. Durante quatro dias, os estudantes terão atividades relacionadas ao tema e, no final, deverão apresentar uma proposta ao problema, que será avaliada conforme estes critérios: adequação ao desafio, grau de inovação, potencial de mercado, impacto ambiental, viabilidade e apresentação.

Em 2020, o tema escolhido foi “Resíduos que podem ser ulizados na produção de biomassa e a economia circular”. Excepcionalmente neste ano, a UFOP será a única Universidade brasileira participante, com 26 vagas para estudantes de graduação e mestrado, que se juntarão a outros 26 da instituição parceira Avans University of Applied Sciences (Holanda).

O evento acontecerá de forma online, entre os dias 14 e 17 de dezembro, com atividades síncronas pela manhã. Podem se candidatar às vagas estudantes de graduação e mestrado matriculados regularmente na UFOP, de preferência com interesse no tema proposto, desde que apresentem comprovante de proficiência em língua inglesa e já tenham completado pelo menos um semestre no curso no qual estão matriculados na Universidade.

Tem uma ideia que pode contribuir para o desafio? Participe! As inscrições serão feitas exclusivamente por meio do preenchimento do formulário eletrônico (utilizar exclusivamente o e-mail institucional), de 17 a 29 de novembro. Para mais informações a respeito do programa, acesse o Edital e sua Retificação 1.

OBS: No dia 23 de novembro, houve uma sessão informativa para os interessados sanarem dúvidas a respeito do edital:

Bernardo Pedro Matsimbe

Curso: Educação Física